Felipe Garibaldi
Felipe Garibaldi

Biografia

Natural de São Paulo, Brasil, Felipe Garibaldi atua como concertista, pesquisador e educador. Em 2012 recebeu o prêmio “Intérprete de Música Erudita” no 20º Programa Nascente, da Universidade de São Paulo. Em 2018 foi contemplado com bolsa e o cargo de professor assistente para seus estudos de doutorado pela Johns Hopkins University, no Peabody Conservatory, sob orientação do renomado violonista e pedagogo Julian Gray.


Felipe Garibaldi fez gravações inéditas de obras para violão dos compositores Carlos Alberto Pinto Fonseca e Nelson Macedo para a Rádio Cultura FM de São Paulo, sob encomenda e curadoria de Fábio Zanon. Também realizou a estreia nos Estados Unidos das obras para violão solo do compositor Claudio Santoro (1919-1989). Além disso, fez as apresentações de estreia no Brasil de obras camerísticas do compositor cubano Leo Brouwer. Também realizou diversas gravações e arranjos no ramo da música cristã para a gravadora Sony Music.


Em seus anos de iniciação ao violão, Felipe estudou com o violonista e compositor Francisco Araújo e com Aída Saggioro na ACARTE (Academia Adventista de Arte, UNASP-SP) em São Paulo. Posteriormente, estudou com notáveis figuras do violão brasileiro como Gilson Antunes e o renomado pedagogo Henrique Pinto. Felipe obteve os títulos de Bacharel e Mestre em música pela Universidade de São Paulo, sob orientação do destacado violonista e pesquisador Edelton Gloeden.


Felipe tem se aperfeiçoado em masterclasses com grandes nomes do violão mundial, tais como Leo Brouwer, David Russell, Manuel Barrueco, Eliot Fisk, Edelton Gloeden, Fábio Zanon, Jason Vieaux, Bruce Holzman, Christina Travlopoulou, Go Nagano e José Maria Gallardo del Rey.


Tendo trabalhado como professor em importantes instituições, como o UNASP campi São Paulo e Engenheiro Coelho e como professor assistente no Peabody Conservatory da Johns Hopkins University, Felipe mantém intensa atividade como recitalista solista e camerista.  Tanto em seu trabalho solo e também como membro co-fundador do Aro-Mano Duo, é engajado em promover a música latino-americana, em especial brasileira, para o público internacional.